top of page

Os segredos da geriatria

Updated: Jan 20, 2019

Hoje em dia não é difícil uma pessoa chegar aos 100 anos. Você já fez 50? Então decida como prefere passar a outra metade da sua vida


Revelamos tudo sobre a única especialidade médica que estuda o processo de envelhecimento

A maioria das pessoas acredita que o geriatra é um “médico de idosos” e que apenas quem já chegou à casa dos 70 ou 80 deve se consultar com um. Ledo engano.


“Devemos procurar um geriatra a partir dos 50 anos para que possamos fazer uma avaliação e prevenção de possíveis problemas que venham acontecer na terceira idade”, assegura o cardiologista e geriatra Bergson Bastos, que atua na Barra da Tijuca.


Mas afinal o que é um geriatra?


É o médico que se especializou no cuidado de pessoas idosas. Ele é, ao mesmo tempo, um médico generalista e especialista. Generalista, conhecido como clínico geral, porque sabe um pouco de tudo. E especialista, pois domina uma determinada área, como por exemplo o ortopedista ou ginecologista.


Como generalista, o geriatra consegue prevenir e tratar doenças dos diversos órgãos do nosso corpo. Como conhece razoavelmente bem as diferentes áreas da medicina – pois ele estuda Clínica Médica, Cardiologia, Ortopedia, Neurologia, Psiquiatria etc – sabe onde seu conhecimento termina. Quando isso acontece, e é preciso buscar o auxílio de um especialista, ele sabe encaminhar o paciente corretamente.


Vale dizer também que a geriatria é a única especialidade da medicina que se dedica a estudar a pessoa idosa. Nesta área, ele é referência para os outros especialistas.


Em resumo, o geriatra se preocupa com todos os aspectos da saúde do idoso. Enquanto a maioria das especialidades médicas se dedica a um órgão ou sistema, a geriatria se dedica ao indivíduo como um todo.


Ele resgata também aquela figura saudosa do médico de família. Aquele que conhece todos os aspectos da sua saúde e não apenas o funcionamento de um órgão específico do seu corpo.

E por que procurar um geriatra mais cedo?


Tratar de doenças que acometem a população idosa com mais frequência, como as demências, a hipertensão, o diabetes e a osteoporose, incontinência urinária e tendência a quedas faz parte do dia a dia do geriatra. Além disso, e talvez mais importante, é fazer a prevenção dessas doenças e a detecção o quanto antes das mesmas. Diversas modificações acontecem durante o nosso envelhecimento e estas alterações são de início precoce. Sabemos que quanto mais cedo se inicie a prevenção ou tratamento, melhor as chances de que nunca apareçam ou que sejam controladas.


Além disso, a geriatria é a única especialidade médica que estuda o processo de envelhecimento. E envelhecer com saúde é o segredo para uma vida mais longa e com qualidade.


O geriatra Bergson Bastos acredita que podemos envelhecer bem fazendo uma alimentação balanceada e saudável, praticando exercícios físicos regularmente, cuidando da nossa mente, procurando ter uma convivência saudável com nossa família e amigos. “Mas não se pode esquecer de ter um acompanhamento médico com uma visão mais preventiva e especializada”, lembra ele.


Essa visão mais preventiva e especializada, como já sabemos, é a característica do médico geriatra.


Embora sempre haja o que se fazer para melhorar a qualidade de vida de um idoso, existem idosos que envelheceram bem e idosos que envelheceram mal. E escolher que tipo de idoso queremos ser é privilégio de quem é jovem e está disposto a planejar o seu envelhecimento.


Vivemos em uma época onde não é difícil uma pessoa chegar aos 100 anos. Você já fez 50? Então decida como prefere passar a outra metade da sua vida. Nunca é cedo demais para cuidar da saúde, mas pode ser tarde se você esperar muito para começar a pensar na velhice.


-------------------


O consultório do Dr. Bergson Bastos fica no Barra Prime Offices


Av. Afonso Arinos de Mello Franco, 222; bl. 2A, sala 225 - Bosque Marapendi – Barra da Tijuca


Lá mesmo no consultório ele realiza alguns exames como o Eletrocardiograma e o Doppler Colorido de Carótidas e Vertebrais.


Entre em contato pelos telefones: 3283-7607 / 97227-6667


Pensando em empreender? Ganhar uma renda extra? Mudar de profissão? Clica aqui
bottom of page