top of page

"Gordura saturada faz bem"

Médica que atende na Barra, a Dra. Tamara Mazaracki garante que bacon, cacau, ovos, banha e manteiga estão na lista de alimentos que compõem uma dieta saudável

Uma dieta rica em gorduras saturadas, segundo o que muitos pensam, é composta por batata frita hambúrguer, frituras e salgados, sorvetes, milk-shakes. Sim, essa dieta contém gordura saturada, porém ela também adiciona quantidades de gorduras trans, açúcar e carboidratos simples. Uma dieta saudável, composta por gorduras saturadas benéficas, inclui carnes, ovos, queijos, nozes e sementes, coco, óleo de coco, banha, manteiga, bacon, cacau.


A dieta low carb high fat (LCHF), ou baixo carboidrato alta gordura, é cada vez mais empregada na prática clínica como meio de prevenir e tratar doenças. Uma pesquisa recente avaliou a ingestão de micronutrientes na dieta LCHF, e concluiu que um plano de refeições bem planejado fornece o perfil completo de micronutrientes. Esse é um achado importante para profissionais de saúde, para os consumidores e para os críticos da LCHF, e dissipa o mito de que essa dieta não fornece uma nutrição adequada. Não precisamos mais comer grandes quantidades de carboidratos para tal.


Há décadas ouvimos que gorduras saturadas afetam o coração, assim a manteiga foi trocada pela artificial margarina trans: a ocorrência de doenças cardíacas disparou. Gorduras saturadas nos laticínios são danosas, então saiu o integral e entrou o desnatado: a osteoporose só cresceu. Gordura saturada não é boa para o cérebro, então trocamos gorduras tradicionais como óleo de coco e banha por óleo de soja e canola: déficit cognitivo e depressão estão aumentando. O fato é que a gordura saturada é vítima de estudos mal conduzidos, mal interpretados e com resultados distorcidos, porém isso está mudando à luz da ciência atual.


_______________________________________


A Dra. Tamara Mazaracki desenvolve um trabalho voltado para a área de medicina anti-aging ou medicina anti-envelhecimento, com especialidade em Nutrologia, Medicina Ortomolecular e Estética.


Informações: 2492-1251

www.tamaramazaracki.med.br/


Pensando em empreender? Ganhar uma renda extra? Mudar de profissão? Clica e vem!

bottom of page