top of page

Via Parque Shopping promove “Natal Azul” para jovens e crianças com Autismo

Updated: Dec 7, 2018

Durante o evento, que vai ocorrer em esquema especial, nos dias 9 e 16 de dezembro, o Papai Noel poderá tirar fotos e interagir com essas crianças e jovens

Para muitas famílias, enfrentar filas em shopping para tirar foto com o Papai Noel é algo simples. Diferente para aquelas que possuem crianças com necessidades especiais, como o autismo.


O Via Parque Shopping fará, pelo segundo ano consecutivo, um natal inclusivo, nos próximos dias 9 e 16 de dezembro. A iniciativa é uma parceria com o Grupo Mundo Azul – grupo de pais de crianças com transtorno do espectro autístico – TEA, CID F 40. Neste evento, crianças e jovens autistas terão a chance de conhecer e interagir com o Bom Velhinho. A ideia é que eles consigam brincar livremente na decoração de Natal em um ambiente sossegado, fora da agitação do mês de dezembro.


Denominado “Natal Azul” – cor que simboliza o Dia Mundial pela Conscientização pelo Autismo –, o evento terá um esquema de funcionamento especialmente montado pelo Via Parque Shopping, que irá abrir as portas mais cedo, para que crianças e jovens com autismo possam tirar fotos com o Papai Noel e ter oportunidade de interagir com o Bom Velhinho.


Os convidados especiais irão desfrutar de um ambiente calmo e tranquilo, sem a habitual agitação típica da época natalina, perfeito para um momento inesquecível. A ideia é fazer com que eles possam viver essa experiência, num momento único e mágico.


“Algumas crianças e jovens com autismo não conseguem frequentar lugares com muito movimento, como shoppings, por exemplo. Dificilmente eles teriam a oportunidade de ver e interagir com o Bom Velhinho. O Via Parque está fazendo isso porque é um shopping da família e das crianças, nós queremos garantir o direito de toda a criança a se divertir no Natal. Ao observar essa dificuldade, decidimos preparar o shopping especialmente eles, que terão uma experiência única de Natal. A iniciativa do ano passado foi um sucesso. Queremos proporcionar mais uma vez um momento mágico e inesquecível. Afinal a magia do Natal não tem idade”, afirma Eliza Santos, gerente de marketing do Via Parque Shopping.


Formado por pais de crianças com transtorno do espectro autístico – TEA, CID F 40º, o Grupo Mundo Azul tem como objetivo social informar e conscientizar a sociedade sobre o autismo.


Sobre o Autismo


O autismo é uma desordem neurobiológica e apesar de ser desconhecida a causa, sabe-se que compromete o desenvolvimento do indivíduo, afetando cada criança de forma única.


Os indivíduos que são diagnosticados com algum grau dentro do Espectro Autístico apresentam o seguinte tripé, ou tríade de sintomas: Dificuldade na comunicação verbal e não-verbal; Falha na interação social recíproca; Comprometimento da imaginação com repertório restrito de interesses e atividades.


Atualmente, o autismo afeta mais de 1,5% da população pediátrica Mundial, segundo dados do CDC - Center of Disease Control, centro de controle e prevenção de doenças norte americano. Recente pesquisa norte americana, divulgada em março último, estima-se que 1 à cada 68 crianças sejam autista. Calcula-se que em nosso país, tenhamos pelo menos 2 milhões de autistas.


Apesar de não haver um tratamento curativo para o autismo, sabe-se hoje que é tratável. Assim, quanto antes algumas técnicas comportamentais e educacionais forem iniciadas, maiores serão as chances de recuperação, proporcionando ao indivíduo com TEA, chances de chegar a uma vida adulta independente e autônoma.


Por esse motivo é fundamental que o diagnóstico seja feito precocemente e que as intervenções terapêuticas estejam disponíveis e sejam iniciadas o quanto antes.


Criado pela ONU em 2007, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo é comemorado no dia 02 de abril. Partindo da premissa de que a informação é a principal aliada no combate ao preconceito, o Mundo Azul vem investindo em ações de conscientização, informando para a população sobre o transtorno.


O Via Parque fica na Av. Ayrton Senna, 3000 - Barra da Tijuca


No vídeo abaixo, veja imagens da ação no ano passado


Pensando em empreender? Ganhar uma renda extra? Mudar de profissão? Clique aqui

bottom of page