top of page

Fórum para debater criminalidade urbana acontece nesta quarta (29)

HotéisRIO, ACIR e Correio da Manhã realizam o evento no Ramada Recreio Shopping

Amanhã, dia 29 de junho, o Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município (HotéisRIO), a Associação Comercial e Industrial do Recreio e das Vargens (ACIR) e o jornal Correio da Manhã realizam a 19ª edição de seu tradicional Fórum de Segurança. O encontro acontece das 9h30 às 12h, no Ramada Recreio Shopping, e reúne autoridades para debater ‘Mudanças de Paradigma no Combate à Criminalidade Urbana’. A

Entrada eh franca, mas eh preciso se inscrever pelo link http://lp.abihrj.com.br/forum-seguranca

 

A partir das 9h30, acontece a abertura com a presença do Deputado Estadual e presidente da Alerj, André Ceciliano. Na sequência, às 10h, o primeiro painel será comandado pelo promotor de Justiça titular do IX Jecrim (Juizado Especial Criminal da Barra da Tijuca), Dr. Marcio Almeida, que falará sobre “A importância da atuação e as melhores soluções no enfrentamento aos pequenos delitos”. Para ele, “será uma satisfação retornar ao Fórum de Segurança, na companhia de ilustres autoridades e poder contribuir com ideias sobre questões criminais e de segurança que impactam no dia a dia de nossa sociedade”.

 

O segundo painel, às 10h30, traz o tema “Mitos e verdades na Segurança Pública. O Rio de Janeiro tem solução!”, com apresentação do delegado Allan Turnowski, ex-secretário da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. Para Turnowski, a palestra vem justamente para desmistificar mitos sobre segurança que precisam ser debatidos para que a gente possa reverter essas leis que protegem criminosos e geram impunidade: “As pessoas, para não se exporem, não quererem discutir o tema. Eu, como secretário de polícia civil duas vezes, tenho a obrigação de liderar esse movimento. A gente não tem que desistir do Rio. Precisamos mostrar que alguém está disposto a levantar a bandeira contra todos aqueles que, de uma forma agressiva, rotulando as pessoas, tentam impedir o debate. Precisamos garantir que as leis sejam feitas para proteger o cidadão, e não o criminoso”.

 

O jornalista Rael Policarpo, da Rede Record, parceira do evento, fecha o ciclo de debates às 11h, falando sobre “A Importância dos meios de comunicação no combate à criminalidade”. Os meios de comunicação desempenham um papel fundamental na formação de opinião da sociedade em geral e o conhecimento das estatísticas e dos entraves legais de combate à criminalidade precisam ser expostos para apoiar um trabalho mais efeito das forças de segurança. Para Policarpo, segurança Pública não é um assunto relacionado à polícia, apenas. “A imprensa precisa jogar luz nas verdadeiras causas desse problema, e não somente nas consequências. O nosso desafio, enquanto jornalistas, é fazer esse trabalho sem romantizar o crime”. 


O Fórum de Segurança promovido por HotéisRIO, ACIR e Correio da Manhã integra o calendário anual de encontros que debatem a segurança e é reconhecido pelas autoridades como um importante espaço para troca de experiências e monitoramento de tendências relacionadas ao assunto.

 

“Há quase duas décadas reunimos personalidades e autoridades renomadas para estarem neste importante debate sobre segurança,que é um tema que impacta diretamente a vida e os negócios de todos nós e tem reflexos diretos no desenvolvimento econômico da região. Contamos com a presença da comunidade, associações de classes e empresários da região para prestigiarem a iniciativa”, declara o presidente do HotéisRIO e da ACIR, Alfredo Lopes.  

bottom of page