Sorria: o Rio Restaurant Week também está na Barra
- afolhadobosque
- Jun 4
- 5 min read
O principal festival gastronômico da América Latina está na área! Em sua 29ª edição, evento aposta tem menus que vão de R$ 59,90 a R$ 115

Está de volta à Cidade Maravilhosa o principal festival gastronômico da América Latina. Até 22 de junho de 2025, o Rio de Janeiro recebe a 29ª edição da Restaurant Week, iniciativa consagrada que movimenta o setor de restaurantes, valoriza a culinária local e democratiza o acesso à boa gastronomia. Com mais de 50 restaurantes participantes espalhados por diferentes regiões da cidade, a Barra da Tijuca se destaca como um dos principais polos gastronômicos do evento, reunindo opções para todos os gostos e bolsos.
Reconhecido nacionalmente por seu formato acessível e de alta qualidade, o festival convida os estabelecimentos participantes a criarem menus completos – com entrada, prato principal e sobremesa – a preços fixos e convidativos. Para o público, é a chance de viver experiências marcantes à mesa. Para os restaurantes, uma grande vitrine de visibilidade, novos clientes e aumento de faturamento. São menus completos com entrada, prato principal e sobremesa com preços fixos: Menu Tradicional: R$ 59,90 (almoço) e R$ 74,90 (jantar), Menu Plus: R$ 73,90 (almoço) e R$ 94,90 (jantar), Menu Premium: R$ 95,00 (almoço) e R$ 115,00 (jantar) e Menu Diamond : R$ 109,00 (almoço) e R$ 149,00 (jantar).
Na categoria Tradicional, o público pode conferir endereços acessíveis e saborosos como o Açougue Vegano, Ceviche da Fabi, Mundo Mineiro e Tio Ruy, todos no Shopping Uptown, além do PJ Bar.B.Cue, no Park Jacarepaguá.
O Menu Plus conta com nomes já consagrados da cena local, como Boteco Principal (Vogue Square), Conversa Fiada, Handz e Taikin Sushi.
Já no Menu Premium, a Barra oferece experiências gastronômicas ainda mais elaboradas, com destaque para o Cantinho do Pará (Shopping Uptown), além de uma verdadeira constelação de sabores no Vogue Square, com casas como Gratitude, Heaven Cucina, Merci, Loire Bistrô, Tragga del Mar e Tragga.
Nesta edição, o tema presta homenagem à região Norte do Brasil, convidando os chefs a explorarem ingredientes típicos da Amazônia, como tucupi, jambu, açaí, castanha-do-pará, cupuaçu, entre outros. É uma oportunidade única de apresentar releituras criativas que enaltecem a biodiversidade e a riqueza cultural do país.
“Como estamos comemorando a nossa chegada ao estado do Pará e em ano de COP-30, decidimos homenagear a região Norte. Com essa iniciativa, visamos a produção sustentável e a manutenção dos ecossistemas amazônicos, além de estimularmos a troca de conhecimento e a inovação em cada pólo gastronômico em que estamos inseridos, como Rio de Janeiro, por exemplo, explica o idealizador da Brasil Restaurant Week, Fernando Reis.
“Enxergamos a Restaurant Week como uma ótima plataforma para enaltecer e valorizar a gastronomia local. Então, esta é uma oportunidade aos apreciadores da boa gastronomia de apreciar pratos autênticos e culturais a partir de uma experiência única e um valor fixo. E para o restaurante é uma ótima oportunidade de divulgar o seu estabelecimento”, aponta Fernando.
“Acreditamos na gastronomia como um dos grandes atrativos turísticos do Rio e eventos com visibilidade nacional como a Restaurant Week têm um papel importante na consolidação da imagem do Rio como destino gastronômico”, comenta Ronaldo Porto, gerente de marketing do Visit Rio.
Além de ampla divulgação nas redes sociais, imprensa, plataformas digitais e mobiliário urbano, os restaurantes participantes contam com ações e parcerias estratégicas com grandes marcas do setor e a possibilidade de contribuir com uma causa social: R$ 2 de cada prato vendido podem ser destinados a uma ONG parceira da edição. A ação beneficiará o Instituto Ronald McDonald, organização sem fins lucrativos que, há 26 anos, atua para promover a saúde e o bem-estar de crianças e adolescentes, aumentando as chances de cura do câncer infantojuvenil.
Na última edição no Rio, o evento impactou mais de 29 mil pessoas e gerou um faturamento superior a R$ 2,7 milhões para os restaurantes. Em 2025, a expectativa é superar esses resultados e fortalecer ainda mais a cena gastronômica local.
A Rio Restaurant Week é uma realização da Brasil Restaurant Week, com patrocínio Wee Ooh e apoio SindRio. Visit Rio, Catraca Livre e Brasil OOH são parceiros de mídia. Esta edição tem o Intercity Porto Maravilha como hotel oficial e o Instituto Ronald McDonald como organização social beneficiada.
Restaurantes participantes:
Menu Tradicional: R$ 59,90 (almoço) e R$ 74,90 (jantar)
Açougue Vegano - Shopping Uptown, Ceviche da Fabi - Shopping Uptown, Mundo Mineiro - Shopping Uptown, PJ Bar.B.Cue (Park Jacarepaguá) e Tio Ruy - Shopping Uptown.
Menu Plus: R$ 73,90 (almoço) e R$ 94,90 (jantar)
Artisani Pizza Bar - Casa e Gourmet, Bene - Sheraton Grand Rio (São Conrado), Boteco Principal - Vogue Square, Casa Milà (Laranjeiras), Conversa Fiada (Barra da Tijuca), Coco Bambu - Casa e Gourmet, Don Camillo (Copacabana), Handz (Barra da Tijuca), Mangue Seco (Centro), Matuto Nordestino - Shopping Uptown, Parla! Trattoria (Copacabana), Pura Rio (Joá), Santo Scenarium (Centro), Taikin Sushi (Barra da Tijuca), Restaurante Intercity Porto Maravilha (Centro) e Vino - Copacabana, Vino Ipanema e Zazá Travessa Leblon.
Menu Premium: R$ 95,00 (almoço) e R$ 115,00 (jantar)
Brasa Show (Cadeg), Brewteco - Botafogo Praia Shopping, Cantinho do Pará - Shopping Uptown, Costelão (Cadeg), Do Penna (Cadeg), Espetáculo (Cadeg), Empório Gourmet (Cadeg), Gratitude - Vogue Square, Gula Gula - Shopping da Gávea, Heaven Cucina- Vogue Square,) Kotobuki - Botafogo Praia Shopping, Merci - Vogue Square, Loire Bistrô - Vogue Square, Masserini Osteria di Mare (Ipanema), , Oki Oki (Gávea), Orla 21 Rooftop (Centro), Sardinha Taberna Portuguesa - Botafogo Praia Shopping, Sí Sobrá (Cadeg), Tragga del Mar - Vogue Square, Tragga (Humaitá), Tragga - Vogue Square, Trattoria 1958 (Centro), The Carioca (Copacabana), Teva Vegetal (Ipanema), Teva Deli (Copacabana) e Vizinho Gastrobar - Vogue Square.
Menu Diamond : R$ 109,00 (almoço) e R$ 149,00 (jantar)
Brasserie Mimolette (Leblon), It Ristorante (Leblon, Mäska (Ipanema), Restaurante Emile (Copacabana), Rudä Restaurante (Ipanema).
Todos os menus, dias e horários de funcionamento dos restaurantes participantes estão disponíveis em: restaurantweek.com.br.
Para acompanhar as novidades acesse @restaurantweekbrasil e compartilhe sua experiência com #riorestaurantweek
Restaurant Week
Presente em mais de 20 cidades brasileiras, a Brasil Restaurant Week é, há 18 anos, um dos maiores e mais esperados festivais gastronômicos do mundo. Com o objetivo de criar oportunidades e acesso à boa gastronomia, o festival movimenta e aquece o mercado gastronômico em períodos de baixa sazonalidade. Assim, durante o evento, os principais restaurantes preparam um menu especial, temático, com harmonizações diferenciadas e valor fixo para levar aos clientes experiências prazerosas.
Instituto Ronald McDonald
Há mais de 26 anos, o Instituto Ronald McDonald atua como uma organização social sem fins lucrativos dedicada à promoção da saúde e do bem-estar de crianças e adolescentes com câncer. Com o objetivo de aumentar as chances de cura do câncer infantojuvenil no Brasil, o Instituto desenvolve programas voltados à capacitação de profissionais e estudantes de saúde, à melhoria da infraestrutura hospitalar, à hospedagem de famílias que precisam se deslocar para o tratamento dos filhos, além de ações de conscientização sobre a causa. Neste ano, o Instituto marca presença na Restaurant Week com uma causa especial: parte do valor arrecadado durante o evento será destinada à Casa Ronald McDonald Rio de Janeiro. Acompanhe e apoie essa causa pelas redes sociais: @institutoronald. Participe. Sua escolha pode fazer a diferença na vida de muitas famílias!
Visit Rio
Media partner oficial do festival, o Visit Rio é a marca oficial de promoção turística da cidade do Rio de Janeiro, com a missão de conectar cariocas e visitantes a tudo o que a cidade maravilhosa tem de mais vibrante. Durante o festival, conteúdos especiais que destacam a vocação gastronômica do Rio ganharão espaço nas redes sociais e no site do Visit Rio, assim como na página @CidadeDeliciosa, dedicada exclusivamente à cena gastronômica carioca.
@VisitRio e @CidadeDeliciosa
29º Rio Restaurant Week
Data: Até 22 de junho
@restaurantweekbrasil



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