top of page

Pode chamar de Golden State Downtown

Inspirado na Califórnia, condomínio é seduzido pela onda do grafite

É agosto de 2024 e o supervisor geral do Downtown, Robson Luís, passeia pelo Píer de Santa Mônica, na Califórnia. Fascinado com as pinturas de grafite que encontrou no lugar, a medida em que ele visitava outros estados e shoppings em Las Vegas, São Francisco, Los Angeles e Nova York, o aroma do grafite inebriava a sua mente de ideias. Ao desembarcar no Brasil, ele passou o conceito para o síndico do Downtown, Paulo Oscar, que logo abraçou a ideia de implantar no condomínio aquela forma de arte contemporânea de caracte-rísticas essencialmente urbanas.


As saídas dos dutos de ar do condomínio foram as primeiras a ganhar as tintas do artista e tatuador Ale de Souza (foto abaixo), da Banzai Tatoo, loja também localizada no Downtown. O segundo lugar a receber o grafite foi um painel no bloco 22 (foto abaixo), em cima da doceria Lecadô, feito pelo artista Leandro Raios. Recentemente, Ale aplicou o grafite nas paredes do bloco 12, dessa vez, em dois paineis com mais de 20 metros de largura cada um (foto acima).


Confere um vídeo com duas pinturas...


“Aproveitando a proximidade da parede com os parquinhos, grafitamos motivos infantis com mangás e outros desenhos”, conta Ale, que gastou 100 latas de grafite e levou uma semana para finalizar a arte com dois guindastes.


O acesso aos estacionamentos é o próximo lugar que deve receber as expressões artísticas. No bloco 6, um dos acessos ao subsolo já foi grafitado.


“É bacana também que com a pintura ali, as próprias pessoas não colocam o pé quando sentam e têm um cuidado muito maior”, comenta Robson, que sempre prioriza as pinturas com motivos envolvendo o Rio de Janeiro e a natureza.


O céu é o limite para a Golden State Downtown...



Comments


bottom of page