top of page

Encontro para pets marca o retorno dos eventos ao Downtown

Microchipagem gratuita, shows de adestramento, vacinação e brincadeiras acontecem, neste domingo, no centro empresarial

A microchipagem animal

Com a primeira microchipagem coletiva e gratuita de cães feita no Rio de Janeiro após o início da pandemia de Covid-19, o Downtown promove, no domingo dia 12 de setembro, um grande evento de socialização e cuidados para animais de estimação. Show de adestramento canino, mutirão de vacinação antirrábica, distribuição de brindes, exposição de animais para adoção, palestras e distribuição de rações e de brinquedos para pets e sorteio de brindes estão entre as atrações do Pet Day Downtown, que acontece das 10h às 17h.


O evento é promovido pelo Projeto Bishow, que atua em diversas frentes de proteção aos animais, em parceria com o Clube do Totó (primeiro parque aquático para cães do Brasil), além de ONGs, entidades de governo e da American Pet, que traz 12 tendas padronizadas e distribuição de brindes.

Microchipagem A microchipagem será feita em 100 cães pelo IJV ( Instituto Jorge Vaitsman), centro de medicina veterinária da Prefeitura do Rio de Janeiro. Receberão microchips no dorso os 50 primeiros cães que forem levados ao estande por seus donos e os 50 primeiros que forem adotados no Pet Day. Esses cães terão os dados, como nome, raça e histórico de vacinações, incluídos no RGA (Registro Geral de Animais), através do programa Sisbicho, da Prefeitura do Rio de Janeiro. Assim, poderão ser identificados caso se percam, e levá-los de volta a seus donos e cuidadores.

Vacinação A vacinação contra a raiva será aplicada pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), da Secretaria Municipal de Saúde. Serão mil doses da vacina antirrábica. Também haverá a apresentação do mais moderno Castramóvel, unidade móvel de castração animal que atua nas comunidades mais carentes para conter o aumento populacional de cães e gatos – não haverá castração no Pet Day, apenas apresentação do equipamento.

Dog Show Cães treinados da Guarda Municipal do Rio de Janeiro farão, no palco do Downtown, o Dog Show, de adestramento canino, logo após o início do evento, às 11h. Brincadeiras Com cuidadores e brinquedos, o Projeto Bishow, o Clube do Totó e a American Pet farão recreação para os animais durante todo o evento.

Adoção Cerca de cem cães e gatos estarão em exposição para serem adotados.

Cuidado e segurança Ao ar livre e em espaço aberto, aumentando a segurança dos visitantes, o Pet Day seguirá todos os protocolos de cuidados contra a covid e demais riscos de contágio. ATRAÇÕES NO PALCO 10h: Personagem Totó interagindo com o público 11h: Dog Show de Adestramento; 12h: Palestra "Saúde Animal" com a veterinária Patrícia Lins 13h: Musical Infantil MC Pri 14h: Papo Animal – Crueldade e suas Penas com o veterinário Duda Castro 14h30: Palestra sobre cuidados contra a leishmaniose com a veterinária Cândida Couto 15h: - Palestra sobre cuidados contra a esporotricose com a veterinária Sônia Fernandes 15h30: Teatro de Marionetes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente 16h: Sorteios de brindes 17h: Encerramento

bottom of page