top of page

Descobrindo a nova São Lourenço

“Quem não visita São Lourenço há muito tempo, vai se surpreender se for agora.”. Quem garante é Adriana Biasotto, uma carioca apaixonada pela cidade mineira.

Adriana, em 2013, no Parque das Águas, em São Lourenço, com a filha, Ana Maria, na época com 8 anos
Adriana, em 2013, no Parque das Águas, em São Lourenço, com a filha, Ana Maria, na época com 8 anos

Quando criança, com os pais, e mais tarde, quando fez questão de levar a filha para passar férias no lugar, Adriana está sempre visitando São Lourenço. Segundo ela, a cidade tem investido em novas atrações para um público mais diversificado. “A cena gastronômica, por exemplo, floresce com a abertura de novos bares e restaurantes, que oferecem desde a culinária mineira tradicional até opções mais contemporâneas. Hoje, a cidade conta com cafés, hamburgerias e uma infinidade de pizzarias, afinal lá é a terra do queijo.”, conta Adriana. “Gosto da cidade por causa das pessoas, do clima, de andar despreocupada...”


Assim como a cidade, Adriana também se reinventa. Hoje, aposentada e com a filha já adulta (20 anos), a cidade continua sendo o seu destino. Só que agora, para temporadas mais longas. Após mais de trinta anos trabalhando em empresas de aviação e turismo, e atuando hoje com consultora na área, Adriana adora descobrir e compartilhar tudo de novo que a cidade tem a oferecer. Para isso, ela criou um perfil no Instagram que, nos próximos dias, estará repleto de dicas super fresquinhas já que, agora em junho, ela está arrumando as malas para partir para mais uma temporada na cidade mineira. “As melhores épocas para visitar São Lourenço são durante o outono e o inverno. E de junho até agosto, acontecem as imperdíveis festas juninas!”, conta Adriana.


Uma das joias do Circuito das Águas de Minas Gerais, São Lourenço sempre foi sinônimo de bem-estar e tranquilidade. Se consolidou como estância hidromineral a partir da descoberta das propriedades de suas águas no século XIX e, especialmente, com a inauguração do Parque das Águas em 1936. Naturalmente, a cidade passou a atrair milhares de visitantes e viveu sua “época de ouro” no turismo na década de 1940 e 50, quando era um dos principais destinos turísticos do Brasil, com uma vibrante vida social. A partir daí, com o desenvolvimento de outros destinos turísticos no país e a mudança nos hábitos da população, o turismo na cidade começou a declinar, mesmo que continuasse atraindo pessoas que buscam tratamento com as águas minerais e o descanso em uma cidade pacata.


Hoje, a cidade se esforça para equilibrar a tradição com a inovação. Além de preservar a beleza do Parque das Águas, realiza eventos diversos como exposições, shows musicais, festivais gastronômicos, campeonatos esportivos etc.


A seguir, Adriana destaca algumas das principais atrações do lugar:

- Parque das Águas: Uma atração clássica, com nove fontes de água mineral, onde se pode experimentar as águas e relaxar.

- Trem das Águas (Maria Fumaça): Um passeio nostálgico e agradável que revela o charme da cidade.

- Voo de balão: Uma experiência inesquecível, com vistas deslumbrantes da região.

- Estação Ferroviária: Um dos principais pontos turísticos da cidade, com arquitetura histórica.

- Sítio Lagoa Seca: Uma experiência genuína em uma roça, com contato com a natureza e a vida rural.

- Aldeia Vila Verde: Um circuito de lojas com produtos tradicionais de São Lourenço, ideal para compras de lembranças e artesanato.

- Rota do Café Especial: Uma oportunidade de conhecer fazendas de café e degustar produtos de alta qualidade.

- Fazendinha e Praia de Minas: Um local para se divertir e relaxar em um ambiente natural.


Praia? Como assim? E tem praia em Minas Gerais? “Só tem no verão, então daqui a seis meses eu explico”. Adriana faz mistério, mas você pode descobrir e saber muito mais sobre a cidade no Instagram: @dricastur.suldeminas

 
 
 

Comments


bottom of page