top of page

DANSK!!BR – celebração pelos 10 anos de atuação do Instituto Cultural da Dinamarca no Brasil

O Instituto Cultural da Dinamarca celebra 10 anos de atuação no Brasil e realiza festival multicultural nos dia 9, 10 e 11 de novembro na Cidade das Artes

Com uma programação de shows, concertos, mostra de cinema, espetáculos de dança, oficinas, debates, experiências gastronômicas, o público terá acesso às conexões artísticas e culturais desenvolvidas entre os dois países nesse período.


Quando as portas da Cidade das Artes se abrirem à partir das 19h da sexta-feira, terá início a primeira edição do DANSK!!BR – a celebração pelos 10 anos de atuação do Instituto Cultural da Dinamarca no Brasil.


Durante o fim de semana, o público poderá vivenciar boa parte da cultura do país nórdico presente no Brasil e será montado o Hygge Lounge - um ambiente aconchegante ao modo dinamarquês, aonde será oferecido cervejas artesanais, cafés e comidinhas típicas dinamarquesas preparadas pela chef Kamille Plon Santos.


Neste mesmo espaço acontecerá o “Mapping Challenge”, onde 10 trabalhos serão previamente selecionados para uma competição criativa de arte digital. Com curadoria do carioca Muti Randolph, VJs, artistas visuais, designers, djs e produtores mostrarão seus trabalhos de mapping projetados nas grandes superfícies da Esplanada, trazendo uma outra dimensão de vida e expressividade à obra do arquiteto Jean Nouvel.“As qualidades que serão julgadas passam pela relação com a arquitetura, a qualidade técnica entre áudio e video, originalidade e conceito. O melhor trabalho será premiado com uma residência artística na Dinamarca a ser realizada em 2019.


Destaques da programação:


BaianaSystem – Participação do músico dinamarquês Rumpistol


Um dos nomes mais badalados da música brasileira no momento, aqui e no exterior. A banda capitaneada por Roberto Barreto e Russo Passapusso, mistura o sound system jamaicano com a guitarra baiana, transitando entre os ritmos samba-reggae e ijexá. O grupo também mistura outros gêneros afrolatinos como MPB, frevo, afrobeat, reggae, cumbia e pagode baiano. Por se tratar de um sistema de som, a configuração do grupo pode variar de acordo com a apresentação. No show vão mostrar a nova colaboração com o produtor dinamarquês Rumpistol, que adicionará uma dimensão extra ao seu poderoso show.


CINEKLAP – Mostra de cinema dinamarquês


Com curadoria de Tatiana Groff – principal referência de cinema nórdico no Brasil, a mostra apresenta produção cinematográfica que destaca assuntos presentes na trajetória do ICD no Brasil, e exibe quatro títulos: Big Time (acompanha a vida do arquiteto Bjarke Ingels ao longo de seis anos); Um Homem em Derrocada (após trágico acidente o reconhecido artista plástico Per Kirkeby perde a capacidade de ver as cores); Olafur Eliasson- Espaço É Processo (o filme acompanha o processo criativo de suas grande instalações) e Design Para A Vida (narra a trajetória do designer Borge Mogensen, que é um dos maiores nomes da estética escandinava) “Será uma seleção pautada em arquitetura, urbanismo, arte e sociedade, que dialoga ao mesmo tempo com a história do ICD e também mantém o olho no futuro”, afirma Tatiana.


Festa de Babette – Banquete de culinária, música, literatura e cinema dinamarquês


Para celebrar os 30 anos do clássico “A Festa de Babette”- vencedor do Oscar de Melhor filme Estrangeiro em 1988, o festival Dansk!!BR vai proporcionar ao público carioca a experiência multisensorial de vivenciar todo o esplendor do universo do filme e o conto que está por trás. Em duas noites, o premiado chef dinamarquês Simon Lau recriará o famoso banquete para 150 comensais que acompanharão um concerto do grupo Scenatet apresentando a Suite central da trilha sonora e durante o jantar haverá leitura de trechos do livro que deu origem ao filme. Lau comenta “Mesmo antes de ser chef, eu já tinha o desejo de um dia fazer esse fantástico jantar capaz de trazer por um momento o céu para a terra".


Rumpistol – DJ e produtor dinamarquês

Um dos grandes nomes da música eletrônica da Dinamarca.


Rum significa espaço, sala ou reverb em dinamarquês. Desde 2003, Jens B. Christiansen produz música eletrônica desafiadora e melódica sob o nome artístico Rumpistol, até agora resultando em seis álbuns, três EPs e muitos remixes de artistas como Efterklang, System, Indians & Blue Foundation. Rumpistol desenvolveu seu som pessoal cheio de detalhes ,explorando gêneros musicais em festivais e casa noturnas em toda a Europa, América do Norte, México, China, Rússia, e no Brasil. Em 2015, foi atração principal na abertura do Festival Multiplicidade no Planetário do Rio de Janeiro, onde colaborou com o artista digital Muti Randolph. Essa parceria cresceu quando a música do Rumpistol virou trilha sonora do show multimídia de Muti na ceremônia de abertura dos Jogos Paralímpicos no Rio 2016. Eles se reencontram no Dansk!!BR para uma nova performance e com participação também no show do BaianaSystem.


Muti Randolph – Artista digital brasileiro


Um dos maiores nomes da arte digital brasileira. Convidou o produtor/DJ dinamarquês Rumpistol para compor a trilha sonora do seu grande show multimídia na abertura dos Jogos Paralímpicos no Rio 2016. A dupla se reencontrará no festival para uma apresentação inédita e utilizarão parte da estrutura da Cidade das Artes como suporte para projeções e mapping.


CRASH! – Uma colisão em dança


Crash! é um espetáculo poético e humorístico de dança contemporânea coreografado pela dinamarquesa Stephanie Thomasen. No palco, sete dançarinos dinamarqueses e brasileiros abordam através de linguagens de movimento, questões relativas às trocas culturais, compreensão mútua e colisão entre eles. A companhia vai promover workshops de dança e debates. “Iremos adaptar o espetáculo Crash para o festival Dansk!!BR no Brasil, porque toda vez que apresentamos nós elaboramos um novo formato. Mas não importa como e o quanto ele mude, pois tenho certeza que estaremos todos de corpo e alma no palco e quem for nos assistir, irá se surpreender”, observa Vitor Hamamoto um dos bailarinos brasileiros.


Andreas Borregaard


Estreia do projeto Orelhão de música experimental com solista de acordeão e com quarteto de cordas;


Andreas é reconhecido como um dos jovens acordeonistas mais empolgantes do mundo.

No festival Dansk!!BR e pela primeira vez no Brasil, ele apresentará obras de alguns dos maiores compositores dinamarqueses, compostas especialmente para ele. Numa apresentação solo e outra junto com o Quarteto Camargo Guarnieri (SP), apresentará “Dancers & Disappearance”, a nova obra criada para ele por Bent Sørensen – ganhador do Grawemeyer Award 2018 – o maior prêmio de composição do mundo. “ A forma como o acordeão é usado na música contermporânea dinamarquesa é bem diferente do modo como é usado na música regional brasileira. Mas independente disso eu prefiro pensar que o público pretende se concentrar na música e não somente num instrumento”, ressalta o músico.


DJ MAM – Conexão Copacabana/Copenhague


Além de animar grandes eventos brasileiros, como o Reveillon na Praia de Copacabana, e dirigir seu próprio selo (e festival) Sotaque Carregado, o produtor carioca colabora com artistas dinamarqueses como Kenneth Bager e Pharfar desde 2014, e integrou o line-up do Roskilde – um dos maiores festivais da Europa. No festival, MAM apresentará um novo trabalho influenciado por sua relação com a Dinamarca já lançado em singles como "Samba'n Ragga" e "Bum Bum vai balançar", que integrarão seu próximo álbum, Sotaque Carregado Europa, que será lançado dia 8 de dezembro em Copenhague. "Feliz em protagonizar esse intercâmbio recebendo artistas dinamarqueses e levando a nossa cultura para os seus principais palcos. Navegaremos sob as bençãos de nossa Iemanjá Carioca e da Pequena Sereia deles”.


ATIVIDADES


BrincaCidade – É um movimento comprometido com uma cidade educadora, viva e que prioriza a infância. Entendendo a educação também para além da escola, nos espaços, nos encontros e nas relações. “Compreendemos a educação como uma responsabilidade coletiva, que passa por cada indivíduo e também pelos poderes públicos e esferas privadas”, explica Carolina Hornos.


De forma bem alinhada com conceitos centrais da pedagogia dinamarquesa, as atividades valorizam a infância, a família, o livre brincar, a aprendizagem e a conexão com os espaços públicos da cidade. Entre as atividades planejadas estão: Piquiniques, brincadeiras e oficinas.


Oficina Live Art - O projeto Live Art existe desde 2004, e de lá pra cá foram realizados 13 grandes festivais internacionais e outros eventos direcionados às crianças e suas famílias.


Em formato de oficina o coreógrafo e performer dinamarquês Henrik Vestergaard vai conversar com crianças e adultos sobre as obras de arte de diferentes artistas. Será possível, por exemplo, fazer experimentos de performance da Yoko Ono para os participantes performarem em seguida. A oficina é aberta para todas as idades.


Virak Revy – O “Virak Revy” é um espetáculo composto por várias performances de música, dança, teatro e palavras para toda a família. Os atos e/ou performances, são escritos por artistas famosos como por ex. Yoko Ono, Marcel Duchamp e o dinamarquês Eric Andersen. No Festival DANSK!!BR o Henrik Vestergaard vai conduzir o espetáculo junto ao público e mostrar algumas performances ensaiados com as crianças e as famílias na Oficina Live Art. O espetáculo é aberto para todas as idades e tem participação do público.


PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA DIA 9


18h – Hygge Lounge (Esplanada), aberto até 22h – GRATUITA

20h – Concerto Festa de Babette (Teatro de Câmara), 45 min - programação paga

21h – Jantar – Festa de Babette (Restaurante), 120 min. - programação paga

21h – Espetáculo CRASH! (Sala Eletroacústica), 45 min. – programação paga


Shows - programação paga

22h – DJ Rasmus Lutzen (Praça), 60 min.

23h - DJ MAM (Praça), 90 min.

00:30h – BaianaSystem (Praça), 90 min

02h - Rumpistol/Muti Randolph (Praça,) 60 min.


SÁBADO DIA 10


10h – Hygge Lounge (Esplanada), aberto até 22h – GRATUITA

10h – Oficina Live Art para crianças e adultos (Galeria), 120 min – PROGRAMAÇÃO GRATUITA

11h – Sessão CINEKLAP: Big Time (Teatro de Câmara), 90 min. - programação paga

14h – Sessão CINEKLAP: Design para a vida (Teatro de Câmara), 58 min - programação paga

14h – Oficina Live Art para crianças e adultos (Galeria), 120 min. - GRATUITA

15h – Oficina de Dança – CRASH! (Sala Eletroacústica), 45 min – GRATUITA / 50 vagas

16h – Artist Talk – Rumpistol (Sala de Ensaio III), 45 min. – GRATUITA

18h - Espetáculo CRASH! (Sala Eletroacústica), 45 min. – programação paga

19h – Concerto Festa de Babette (Teatro de Câmara), 45 min. - programação paga

20h – Jantar Festa de Babette (Restaurante), 120 min. - programação paga

20h – Concerto Andreas Borregaard solo (Teatro de Câmara), 45 min. – Pprogramação paga

21h – DJ Rumpistol e o designer Muti Randolph ( Hygge Lounge), 45 min – GRATUITA

22h – Mapping Challenge (Hygge Lounge), 45 min. – GRATUITA / INSCRIÇÕES VIA E-MAIL


DOMINGO DIA 11


10h – Hygge Lounge (Esplanada), aberto até 22h – GRATUITA

10h – Picnic com BrincaCidade (Bosque), 180 min. - GRATUITA

11h – Espetáculo Virak Revy (Bosque), 45 min. – GRATUITA

11h- Sessão CINEKLAP: Um Homem em Derrocada (Teatro de Câmara), 100 min - programação paga

14h – Sessão CINEKLAP: Olafur Eliasson – Espaço é processo (Teatro de Câmara), 76 min. - programação paga

14h – Oficina de Dança – CRASH! (Sala Eletroacústica), 45 min. – GRATUITA

17h – Espetáculo CRASH (Sala Eletroacústica), 45 min. – programação paga

18h30 – Concerto Andreas Borregard com Quarteto Camargo Guarnieri (Teatro de Câmera), 45 min. – programação paga


A Cidade das Artes fica no encontro da Av. das Américas com Av. Ayrton Senna , Barra da Tijuca


bottom of page