top of page

Banda Amigos da Barra desfila neste domingo pela orla

Primeira escola de samba do bairro também sai junto com o bloco, que conta com um trio elétrico de última geração, com 30 metros de comprimento

A cantora Yara Vellascos no trio dos Amigos, no desfile do ano passado

Já é carnaval na Barra! Neste domingo, dia 17 de fevereiro, o bloco “Banda Amigos Da Barra” da Tijuca desfila pela orla do bairro. Um trio elétrico de última geração, com 30 metros de comprimento percorrerá a Avenida Lúcio Costa, do número 3,300 (em frente ao condomínio Barramares), até a Praça Do Ó.


O Bloco traz este ano como enredo uma sex símbolo dos anos 70, 80 e 90, a musa Adele Fátima. Amigos da mulata, Xande de Pilares e Gilson Bernini são os compositores e intérpretes do samba.


A diversidade de sons estará representada no sertanejo pelo furacão sertanejo, Yara Vellascos, a Bateria Da Escola De Samba Unidos Da Barra Da Tijuca e o funk de MC Théo. Outra participação é o novo fenômeno das pistas brasileiras, o baiano que ganhou o país o com o hit “Vamos pra gaiola”.


Criada em 2016 pelo empresário Fábio Campos, a Banda Amigos Da Barra “Da Tijuca” conta com o jornalista e apresentador, Marcelo Haidar como atual presidente. A “BAB” sai pelo terceiro ano consecutivo como bloco pré-carnavalesco, inserido no calendário nacional de eventos no Rio De Janeiro pela Secretaria de Turismo e Eventos do estado e município carioca, além da Riotur.


“Nossa proposta é a junção de ritmos. Temos a prerrogativa do social, da promoção de projetos socioeducativos, além de manifestar a auto sustentabilidade. A Banda Amigos Da Barra passa propagando a alegria e diversão, sem esquecer o compromisso com nossa cidade. Um grupo vai limpando, recolhendo e separando os orgânicos dos recicláveis, que após o desfile são doados para instituições na zona oeste da cidade. Apresentamos shows com a pluralidade de sons do Brasil, por isso o espaço para o pop, o sertanejo, além do samba e do funk”, comenta Fábio Campos.


Banda "Amigos da Barra" da Tijuca 2019

Trio elétrico com 30 metros.

Enredo: - Adele Fátima, Um Furacão Da Alegria

Samba Enredo: - Xande de Pilares e Gilson Benini

Presidente: - Fábio Campos

Madrinha: - Monique Monteiro

Dia: 17 de fevereiro – domingo

Local:  Av. Lúcio Costa 3.300 até a Praça Do Ó

Horários: Concentração: 13hs

- Saída Do Trio: 15hs

- Encerramento: 19hs

Atrações: - No Trio:

- Yara Vellascos

–MC Théo – Participações: FP Do Trem Bala e Caio Giovanni

- Na Concentração:

- Bateria da Unidos Da Barra Da Tijuca

- DJ Daniel Popó 

Corte da Banda:

Rainha: - Cinthya Camillo

Musas: - Karla Moreno - Carina Oertel - Andressa Chritine

Musos: - Franklin Gomes – Lucas Fegueredo – Warlen Casemiro

Informações: - 21 96919-0000


Musa Eterna Do Carnaval Carioca, a homenageada do enredo da Banda este ano virou unanimidade nacional ao estrelar o clássico comercial das Sardinhas 88, em 1978. Musa também de Jorge Benjor que a imortalizou com a música “Adelita” - Ela é magnética (https://youtu.be/vbQv-IYHEcQ), encantou astros internacionais como o romântico espanhol Júlio Iglesias, o qual chegou a ter um romance , além de muitos ricos e famosos que cobiçaram a mulata mais desejada do país e até no mundo por três décadas.

Um amigo pra lá de especial, reconhecido internacionalmente e um dos nossos maiores pilares da arte moderna, Oscar Niemeyer, quando criou a Marquês de Sapucaí, em 1984, se inspirou no gingado dos quadris das mulatas. A dona das curvas que encantaram o arquiteto é Adele Fátima, que em 1981 veio a frente da bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel apresentada ao público pelo nome maior da agremiação, Castor de Andrade. Neste ano ela desfilou sambando e tomando champanhe servida pelo próprio Castor.

A atriz e modelo representou o Brasil mundo afora, foi garota propaganda de café, cachaça e cigarro, mundo afora. Estampou mais de 100 capas de Disco Vinil.

Casou com 23 anos, atualmente com 41 anos de matrimônio, ha 20 anos dividindo seu tempo entre o Brasil e a Europa. Tem residência fixa no Rio de Janeiro, na cidade de Braga em Portugal, mas seu tempo também se divide entre a frança e Estados Unidos.

No ano em que completa 65 anos, Adele Fátima ganha dos amigosXande e Benini uma composição e virou enredo de um dos blocos que mesmo com apenas 3 anos de idade, veio para ficar. A Banda Amigos Da Barra que ano passado homenageou o Carnavalesco e historiador Milton Cunha, rende a eterna musa do nosso carnaval, toda a sua reverência, pois a “BAB” quer celebrar nomes de pessoas que contribuíram e contribuem para nosso carnaval, se possível enquanto estiverem vivos.

Salve Salve Nossa Mulheres! Salve Salve Adele Fátima, Salve Salve o Carnaval!


As Atrações:

MC Théo: Estreou praticamente em cima do trio, no primeiro desfile da Banda em 2016, este é o seu terceiro ano na Banda. Com pouco mais de dois anos de palco e mais de 100 shows já marcados este ano, incluindo dezenas de aniversário de 15 anos, já esta acostumado com multidões. Responsável por abrir shows de nomes como Henrique & Juliano, Fernando & Sorocaba, Raça Negra, Sorriso Maroto, Alcione, Ferrugem, Mumuzinho, entre muitos outros grandes artistas, além de cantar ao lado de João Lucas & Marcelo, Cleber & Kauan, Maria Cecília & Rodolfo, entre outros.

Morador do Morro Do São Carlos, Centro do Rio tem 22 anos, está no 8º período de direito, com bolsa do Pró-Uni. É campeão de diversas Batalhas de Passinho em comunidades e dá aulas de dança para crianças.

No seu set list, as autorais, "Brotei”, “Bum Bum Bum" e "Menina Mulher". Sucessos de MCs consagrados, além dos clássicos: "Nosso Sonho" (Claudinho e Buchecha), "Rap Do Solitário" (Mc Marcinho), "Rap Da Felicidade" (Cidinho e Doca), "Rap Do Silva" (Bob Run) e "A Distância" (Márcio e Goró).

Théo terá duas grandes participações em seu show:

Caio Giovanni: Da MPB ao funk, Do funk ao pop. O multi instrumentista, compositor e intérprete de vários musicais premiados pelo país, tem atualmente uma das músicas mais acessadas no youtube, “Tem Danone”, cantada por ele e pelo grupo Primuzz, além de outras canções conhecidas. “Caio Gio”, fez parte também do musical, Bibi Ferreira, estava presente como vocal do programa Os Melhores Anos Das Nossas Vidas, apresentado pelo ator Lázaro Ramos, na Rede Globo.

No bloco vai apresentar um medley de canções imortalizadas da nossa música, mas no estilo marchinha e funk, pra tirar a multidão do chão.

FP Do Trem Bala, como é chamado, Luiz Felipe Pereira, embora muitos não saibam, não é carioca de origem, nasceu em Ilhéus/Bahia, em 11 de novembro, de 1996, mas adotou a Cidade Maravilhosa como sua casa, sem esquecer seus laços com o funk nos temperos baianos.

Vindo para o Rio tentar a vida, se instalou com sua mãe e mais 2 irmãs em uma casa de um quarto apenas. Trabalhou de entregador de água e ajudante de material de construção no bairro do Rio das Pedras, em Jacarepaguá.

Amante do funk 150 bpm, em 2015 criou seu canal no Youtube comentando sobre o ritmo, suas novidades, pondo os batidões que apostava como sucesso. “Bombou”, como dizem os internautas. Ainda em 2015, cada dia mais famoso no youtube, se lançou como DJ, se transformando num dos mais importantes do cenário carioca, ultrapassando as fronteiras nacionais.

São muitos os batidões consagrados na Cidade Maravilhosa, São Paulo e depois no Brasil. Com outro funkeiro, MC Roger, lança o hit, “Escondidinho”. Com Kevin O Chris, explodiu as redes, festas, bailes e pistas com “Vamos Pra Gaiola”, que com um mês está perto dos 60 milhões, fora os muitos milhões em outros canais de outros.

Com uma agenda que ultrapassa 50 apresentações mensais pelo país, seu canal já foi acessado quase 400 milhões de vezes. Mais de 2 milhões de inscritos e vídeos que passeiam entre 600 a mais de dois milhões e meio por semana. Esse carioca de coração, mas baiano de alma, conseguiu o que nenhum outro nordestino ainda tinha conseguido, desbravar o funk, dentro do eixo Rio/São Paulo e agora, por todo o país.

Bateria da Unidos da Barra Da Tijuca: A Unidos Da Barra Da Tijucateve seu lançamento oficial no final de setembro do ano passado e foi batizada pelo Império Serrano, estando no Grupo E. Representante da Barra na Estrada Intendente Magalhães, onde desfilas as agremiações dos grupos C ao E, a Escola é umas das caçulas entre todas as agremiações de Samba do Rio. Este será seu primeiro desfile tanto na Banda, quanto no carnaval carioca.

No dia 17 a bateria virá acompanhada de sua madrinha, Monique Rizzeto, além de Mestre Sala e Porta Bandeira, Baianas, Passistas e todo o segmento da agremiação. Neste dia estará fazendo na Banda Amigos Da Barra, o seu esquenta para o ensaio geral que acontecerá na semana seguinte.

Grandes enredos passados de outras escolas serão cantados, além do samba da de 2019 da banda e da agremiação.


Yara Vellascos: Fluminense de Campos, vivendo adolescência na Bahia, foi âncora do SBT em Salvador e modelo. Largou tudo para assumir sua paixão pela música. Apelidada de Furacão Do Sertanejo pelos amigos e artistas soteropolitanos, a cantora foi vocal de duas bandas, Farra das Amigas e da Banda Eletricaz. Passeando sempre pelo sertanejo e forró, decidiu seguir carreira solo e ganhou o Brasil. Além de uma beleza inconfundível, sua voz marcante a trouxe ao Rio de Janeiro.

No trio, ela será responsável por dois sets, dividido em 40 minutos cada. No repertório, clássicos dos grandes nomes do sertanejo, além das autorais, “Bum Bum Que Treme”, sucesso nas rádios nacionais, “Porta Retrato”, além de “Sempre Será”, uma regravação dada pelo amigoLeonardo (gravada com o irmão Leandro em 1996) para ela cantar em seu novo CD, a música vem com a participação do cantor TATAU, ex vocalista do Araketu.

A administração do bloco não se responsabiliza por objetos particulares dos foliões. Menores de idade só podem ir acompanhados pelos responsáveis. Um Estande de informações estará montado no posto 03 para informações. A direção orienta aos pais que identifiquem seus filhos ou menores acompanhados com pulseiras ou outro tipo de identificação.

Pra Banda Amigos Da Barra, a folia só vale se for com alegria. Um verdadeiro festival de energias que se encontram para juntos propagarem a felicidade, que pode ser alcançada muito além da de um bloco, indo a locais onde muitas pessoas precisam de nossa ajuda, da nossa solidariedade. Esse é o nosso carnal e você esta convidado!



bottom of page