top of page

A intrépida Lenora Cavalieri

Lenora na Festa Árabe, evento que ela produziu na Barra da Tijuca, em outubro. A roupa e acessórios, ela comprou em Dubai, na viagem que sua empresa promoveu

Sinônimo de arrojada, corajosa, destemida e ousada, “Intrépida” é o apelido carinhoso de Lenora aqui na redação do jornal A Folha do Bosque. “Desde que a conheci ela está sempre fazendo mil coisas, inventando mil projetos, pra lá e pra cá pela Barra da Tijuca.”, explica o editor do periódico, Luiz Neto, quando perguntado sobre o motivo da alcunha.


Mas, afinal, quem é Lenora Cavalieri? “Sou a pioneira em realizar projetos dedicados à população com mais de 50 anos de idade na Barra da Tijuca”, se autodefine. E não é à toa. Antes de existir o Estatuto do Idoso e a Carteira do Idoso já existia Lenora Cavalieri.


Moradora do Recreio dos bandeirantes, há 40 anos, Lenora é detentora de licenciatura em português e literatura. Ao longo de sua jornada acadêmica, porém, ela seguiu um caminho diferente e foi parar no mundo dos eventos. Criou sua empresa, a Cavalieri Produções de Eventos e decidiu se profissionalizar investindo em diversos cursos na área.


Produziu mais de mil eventos ao longo de sua trajetória. Desde palestras e feiras até festas sociais e workshops. Cultivou uma paixão por elaborar projetos destinados ao público acima dos 50 anos. Começava assim a fazer jus ao título “Pioneira na Barra da Tijuca”, quando o assunto é terceira idade.


Em meados dos anos 90, criou na ACIBARRA - Associação Comercial e Industrial da Barra da Tijuca - o Grupo da Feliz Idade, promovendo desde bingos até bailes.


Em 1998, ela coordenou a UnATI - Universidade Aberta à Terceira Idade da Gama Filho Downtown. O projeto, que naquela época era novidade, oferecia atividades de extensão diversas especiais para os idosos. Em 2002, criou a Universidade da Maturidade da Estácio em diversos campi.


Teve o trabalho tão reconhecido, que acabou sendo convidada pelo Secretário do município do Rio de Janeiro, na época, para assumir a recém-criada Secretaria Especial da Terceira Idade, onde liderou iniciativas para a Barra, Recreio e Vargens.


Lenora chegou a criar uma instituição, o Núcleo de Apoio aos Grupos de Terceira Idade do Brasil, que tinha até carteirinha que dava direito a benefícios como meia-entrada no cinema. Isso antes da criação da Carteira do Idoso pelo governo.

Lenora é mesmo pioneira e não só na Barra da Tijuca.


Hoje, ela continua produzindo eventos na Barra, representa uma operadora de turismo e reúne suas “meninas” (como ela chama carinhosamente as que participam de suas produções), no Grupo+50 Uma Nova Juventude, do Facebook. É lá que ela anuncia as datas das próximas festas ou viagens. Os ingressos acabam rápido.

Contato: (21) 99325-4687

bottom of page