top of page

Prefeito Eduardo Paes anuncia obras de revitalização de 5km da orla da Barra

Anúncio foi feito na véspera das comemorações dos 41 anos do bairro, que serão celebrados no sábado (23/07)

O prefeito Eduardo Paes anunciou, nesta sexta-feira (22/07), o cronograma das obras de recuperação do calçadão da Barra da Tijuca, na Zona Oeste. A revitalização, que será feita pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, vai se estender por trechos ao longo de cinco quilômetros da orla, entre os postos 3 e 8. Os investimentos da Prefeitura para promover melhorias na urbanização serão de R$ 10,6 milhões. O anúncio foi feito na véspera das comemorações dos 41 anos do bairro, que serão celebrados no sábado (23/07).


-  São trechos que foram mais afetados pelas ressacas dos últimos anos, desde o fim de 2019. Vamos revitalizar quiosques e recuperar a calçada danificada. Também será restabelecida a vegetação de restinga dessa parte da orla. É uma obra com prazo de seis meses, devemos entregar tudo pronto no próximo verão - afirmou o prefeito Eduardo Paes.


Entre os serviços previstos para a orla da Barra da Tijuca estão a construção de colchões em concreto, abertura e preenchimento das mantas geotêxteis, que ajudam na recuperação e estabilização do local, além de restabelecimento da cobertura de areia. Também serão feitas a implantação de biomanta com vegetação de restinga e a reestruturação de passeios e pavimentos danificados.


- Conseguimos tirar do papel essa obra tão esperada pela população, principalmente para quem costuma frequentar a praia da Barra da Tijuca. É um projeto que, além de proporcionar melhorias na urbanização, vai trazer mais segurança para todos - contou a secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi.


Bastante frequentada por cariocas e turistas, a Praia da Barra da Tijuca é uma das regiões que mais sofreram com o fenômeno das fortes ressacas no litoral do Rio nos últimos anos. Com o aumento da maré, a faixa de areia da praia — principal proteção do calçadão contra o avanço do mar — diminuiu, causando danos à urbanização e ao paisagismo da orla. Para garantir a segurança dos banhistas e promover a estabilização do local, a Secretaria de Infraestrutura desenvolveu o projeto de restauração e reforço da área danificada.


- Essa obra é mais do que um presente para a Barra, é um compromisso da Prefeitura de zelar pela cidade. Precisamos recuperar a orla, o calçadão que foi danificado pelas ressacas. Temos ainda uma área da Praia da Reserva com decks e muretas destruídos.  Vamos revitalizar tudo isso e entregar para a população uma orla nova -  disse o subprefeito da Barra da Tijuca, Raphael Lima.


Durante o anúncio da revitalização, o presidente da ABM, Afonso Chaves cobrou do Prefeito a iluminação do Bosque Marapendi com lâmpadas de Leds. Segundo Paes, o projeto já está liberado para execução.

 

Decks da Praia da Reserva também serão reestruturados

A recuperação dos decks da Praia da Reserva, na Avenida Lúcio Costa, na Barra da Tijuca, será feita pela Secretaria de Conservação com um investimento de cerca de R$ 553 mil. Vão ser executados os serviços de substituição da pavimentação de oito decks em madeira por paralelepípedos, com área total de 1.265 m²; recuperação de 53 m² de alvenaria de pedra em elevação (muretas); recomposição de cercas de arame galvanizado, com reposição de 900 mourões de eucalipto para proteção da vegetação, e reposição de frades metálicos.


-  São oito decks que estão muito deteriorados. A madeira vai ser toda trocada por paralelepípedos. Além disso, vamos recompor os mourões que cercam a vegetação e instalar fradinhos para impedir que os carros estacionem nas calçadas - afirmou a secretária de Conservação,  Anna Laura Secco.

bottom of page