Para não entrar em pânico

Psicóloga Roberta Godoy mostra como o auto conhecimento ajuda a livrar da depressão e outros problemas

Já imaginou ser convidado a falar livremente sobre qualquer tema e assunto, sem restrições, e a partir daí resolver os seus problemas de depressão, ansiedade e angústia? É isso que acontece numa sessão de psicoterapia analítica. O trabalho é voltado para a livre associação, que nada mais é do que falar livremente sobre qualquer coisa que surja numa sessão de análise.


Segundo a psicóloga Roberta Godoy (foto), que atende na Barra da Tijuca e é uma expert nesse tipo de psicoterapia, é de suma importância que a pessoa conheça a sua própria mente.


”Escutar e perceber nossos desejos e sentimentos nos traz liberdade de escolha, alívio psíquico e uma melhora em todas as áreas de nossa vida”, explica Roberta, que vê também no acolhimento sem julgamento outro grande aliado no tratamento.


Para isso, o atendimento pode ser tanto presencial quanto online.


“Muitas pessoas se sentem melhor no atendimento online. Deixamos o paciente a vontade para escolher”, explica ela, que notou também um aumento em suas consultas virtuais devido a pandemia.


”As pessoas passaram a ver de perto as suas limitações. Começaram a ter mais medo, ficaram mais frágeis e ansiosas”, revela a psicóloga, que trabalha principalmente com adolescentes e adultos.


De acordo com a profissional são tantas as idealizações feitas nos dias de hoje, que quando os planos não se realizam surge a frustração, ansiedade, ataques de pânico e depressão.


“São as principais queixas dos pacientes. Mas será que temos consciência daquilo que desejamos? Sofremos tantas imposições de uma forma tão voraz para ocuparmos um lugar no mundo e acabamos deixando de lado nossa própria subjetividade. E é justamente ela que tratamos com a psicoterapia analítica”, finaliza.


Psicóloga Roberta Godoy

Barra da Tijuca

Informações: (021) 99662-9991.