top of page

“Mestre de você”

Ex-campeão do UFC lança livro, nesta sexta, no Windsor Maraoendi, que é como um manual para encarar as lutas do dia a dia

Ex-campeão do UFC, um dos principais head-coaches de MMA no mundo, Conan Silveira lança nesta sexta-feira, 20 de janeiro, no hotel Windsor Marapendi, seu primeiro livro, “Mestre de você”


Veterano no universo das artes marciais mistas, Conan acredita que determinação, perseverança e autoconhecimento são mais relevantes na formação do atleta do que a própria aptidão para a prática esportiva.


Radicado nos Estados Unidos desde fins dos anos 1980, treinador, cofundador e sócio da American Top Team, a mais respeitada academia de MMA do mundo, Conan usa sua experiência profissional em “Mestre de Você” para divulgar conceitos que podem ser aplicados em qualquer área de atuação da vida.


Entremeado com recordações de sua própria trajetória a partir da decisão de viver nos Estados Unidos para se aperfeiçoar na prática esportiva, além de diversos exemplos de figuras emblemáticas de outros setores, como Steve Wozniak, Ronald Wayne e Steve Jobs, os criadores da Apple, ou Bill Gates e Paul Allen, fundadores da Microsoft.


Conan lembra que as empresas, lançadas em meados dos anos 1970, demoraram cerca de quinze anos para se tornar ferramentas indispensáveis da vida contemporânea. E, se alcançaram tal patamar, havia escolhas conscientes e realistas do potencial quanto ao mercado em que se inseriram, diz o autor.


Autoconhecimento evita a autossabotagem de tantos que não se consideram suficientemente talentosos para prosperar. Conhecer a própria fragilidade é um instrumento para fortalecer a determinação e atingir objetivos de sucesso.


“O pré-requisito para se estar nessa jornada é ter o entendimento de que sacrifícios e obstáculos são partes essenciais da normalidade do processo de vencer”, garante Conan, na introdução de seu livro.


A mudança para outro país não lhe trouxe facilidades imediatas, ao contrário. O primeiro emprego de Conan em solo norte-americano foi como lavador de pratos em um hotel, por até 17 horas diárias, um contraste com o conforto da casa da mãe, na Zona Sul carioca, “com comida, carinho, sem necessidades para (...) passar todo tipo de perrengue. Será que vale a pena? Será que faz sentido? Sim. Por mais que eu tenha (...) encontrado os mais insanos obstáculos, e trabalhado, como uma espécie de escravo para ter um mínimo de comida e habitação, não só fez sentido como eu tive um prazer imenso em fazer todas essas coisas”, afirma.


O sacrifício de se dedicar a outro ofício pode fortalecer qualquer um a trilhar caminhos sonhados, diz Conan Silveira, que, como outros atletas, sofreu ferimentos graves decorrentes do esporte. Embora o livro traga mais casos de desportistas, entre eles a surfista Maya Gabeira, que teve fraturas múltiplas ao tentar surfar uma onda gigantesca, em Nazaré, Portugal, as recomendações e exercícios propostos por Conan se aplicam a qualquer um.


Ele apresenta uma série de perguntas e esquemas gráficos para que cada um trace objetivos e, principalmente, defina o que realmente deseja da vida. Enfrentar obstáculos e dificuldades como parte do processo é essencial em qualquer campo, afirma.


Um guia de autoconhecimento, com diversas indagações para a autorreflexão do leitor, “Mestre de você” propõe, com esses exercícios práticos, a serenidade do planejamento no lugar da impulsividade que pode levar à frustração, reconhecendo erros e tendo em si mesmo o maior incentivador de um caminho bem-sucedido. As vitórias acontecem, diz Conan Silveira, com persistência, sem jamais deixar de lado a paixão por concretizar o sonho.


TRECHOS

Perguntas práticas de autorreflexão.

▪ Aonde você vai?

▪ O que quer fazer?

▪ O que precisa fazer?

▪ O que está acontecendo comigo?

▪ Por que agi dessa forma naquela ocasião?

▪ Por que hesitei em reconhecer um erro meu (ou o valor de uma pessoa)?

▪ Por que estou evitando tal situação?

▪ Por que você agiu ou está agindo dessa maneira?

▪ Por que está adiando isso?

▪ Por que não diz o que sente de maneira clara?


“Sou coach de MMA. Antes disso, fui lutador, campeão e minhas vitórias, todas elas, foram conquistadas com violência e paixão. O meu esporte é violento, mas ele só faz sentido porque é também apaixonante. Sem essa paixão, jamais eu teria sido o que sou hoje.”

“É a paixão que move você na vida. Sem ela, predominam o tédio e a rotina. Esse é o ingrediente que incendeia o meu sonho — e provavelmente o seu também. Sem esse ingrediente, o sonho não passa de um pensamento distante e remoto.”


bottom of page