Fé nas alturas

Barra ganha a segunda maior edificação religiosa da cidade com 47,4 metros de altura

Pronto desde 2020, o templo do Rio de Janeiro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias esteve fechado até então devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Mas agora, entre os dias 26 de março e 30 de abril, quando o local será aberto para a visitação pública, os visitantes poderão conferir o edifício suntuoso de 2.784 metros quadrados e impressionantes 47,4 metros de altura, o que o faz ser a segunda maior edificação religiosa da capital carioca.


Construído em uma área total de mais de 38 mil metros quadrados, o templo – que fica na Avenida das Américas 9005, próximo ao shopping Vogue Square – tem capacidade para atender aproximadamente 45 mil membros por mês da Igreja.

Bilionário é um dos membros da igreja

Presente no Brasil desde 1928, a igreja está em todos os estados do país, com cerca de 1 milhão e meio de membros. O bilionário Carlos Wizard é um deles. Ele ganhou o título — com direito a menção na lista da Forbes americana — quando vendeu no fim de 2013 o grupo Multi por R$ 1,95 bilhão para a editora britânica Pearson. Sua família tem uma rede de negócios que envolve o ex-jogador de futebol Ronaldo, o jogador Neymar e Marcos Buaiz, marido da cantora Wanessa. Sua holding, a Sforza, controla hoje a Mundo Verde, a operação da Taco Bell no Brasil, a Rainha e a Topper (marcas pelas quais pagou R$ 260 milhões) e a Ronaldo Academy, franquia de escolas de futebol.

Templo para cerimônias

Os templos são diferentes dos locais de adoração da igreja (capelas), onde todos podem participar dos serviços de adoração dominicais e de outras atividades durante a semana. Na edificação que será inaugurada no bairro, o objetivo principal é que os fiéis membros da igreja participem de cerimônias sagradas, como casamentos e batismos vicários “em favor de antepassados falecidos que não tiveram a oportunidade enquanto viviam” e outros acontecimentos.


As visitas gratuitas acontecem das 9h às 21h (em dias úteis) e das 8h às 21h (aos sábados e feriados) – exceto aos domingos e em 02 de abril, quando não haverá visitas. Agendamento no site templorj.org.br. Após a dedicação do Templo, que ocorrerá em 8 de maio, apenas membros de A Igreja de Jesus Cristo poderão adentrar o recinto.