top of page

De bem com o Espelho

Envelhecer é inevitável, mas parecer velho é opcional. Adiar os sinais do tempo na face é cada vez mais fácil e acessível, quando os procedimentos disponíveis são realizados de maneira gradativa e planejada



Há aquelas pessoas que aceitam o processo natural de envelhecimento e optam por não se preocupar em esconder rugas ou outros sinais de idade. Essa atitude é uma escolha corajosa e pessoal. Porém, é também uma escolha render-se aos inúmeros procedimentos disponíveis hoje em dia que mantêm a aparência jovial do rosto por mais tempo. Para alguns, a face é uma área de importância social e emocional, e as mudanças advindas do processo de envelhecimento podem ter um impacto significativo na autoestima e na qualidade de vida dessas pessoas. Em uma sociedade que valoriza a vitalidade e a beleza, o desejo de parecer sempre jovem é compreensível. 

Conversamos com a Dra. Camila Vila Flor, especialista em Harmonização Orofacial e gerenciamento do envelhecimento facial, para saber se é possível rejuvenescer ou adiar o aparecimento dos sinais do tempo.



Dra. Camila, antes de mais nada, nos explique o que é Gerenciamento do envelhecimento facial? - O termo refere-se às práticas e procedimentos utilizados para retardar, minimizar ou tratar os sinais visíveis de envelhecimento na face. Isso pode incluir uma variedade de abordagens, desde cuidados com a pele e hábitos de estilo de vida até procedimentos estéticos e cirúrgicos.


Notamos que algumas pessoas apresentam sinais de envelhecimento mais cedo do que outras. Por que isto acontece?  - Porque alguns fatores como a genética, o estilo de vida, a exposição ao sol também desempenham um papel significativo na rapidez com que esses sinais se manifestam. Pessoas que não fumam, se estressam menos e se alimentam bem, por exemplo, terão uma aparência mais jovial por mais tempo. E há ainda os que adotam uma boa rotina de tratamento da pele e realizam procedimentos estéticos preventivos.


A partir de que idade devemos começar a gerenciar o envelhecimento facial?

- Por volta dos 25 anos, nosso organismo já começa a diminuir a produção de colágeno e elastina (proteínas fundamentais para a elasticidade e firmeza da pele) e também de ácido hialurônico (substância natural que ajuda a manter a hidratação da pele). A taxa de renovação celular desacelera e a gordura facial começa a diminuir. Por volta dos 30 anos, a pele vai perdendo a firmeza e o viço, as primeiras rugas e linhas finas aparecem… Eu diria que, quanto mais cedo começar melhor, pois existem hábitos e procedimentos estéticos que são preventivos. Mas nunca é tarde para iniciar. Tenho pacientes com mais de 70 anos que se tratam há dois, três anos, e hoje tem um aparência mais jovem do que quando começaram.


Quais são os procedimentos utilizados no processo de gerenciamento?

- Existem muitos e cada um deles tem uma finalidade específica. Podemos usar Fios de PDO, bioestimuladores de colágeno, skinbooster, mesclas nutritivas, aplicação de toxina botulínica  e preenchedores com ácido hialurônico. Existem também procedimentos cirúrgicos como lipoaspiração de papada, bichectomia, lip lift, entre outros que, bem indicados, estarão favorecendo o rejuvenescimento facial.


Existe atualmente uma variedade imensa de procedimentos estéticos. Como saber quais os os ideias para cada pessoa?

- Justamente porque que existem muitos procedimentos disponíveis hoje em dia, além de novidades que estão sempre surgindo, as pessoas têm dúvidas do que, quando e com que frequência realizar cada um. Pensando nisso, desenvolvi um Protocolo de Rejuvenescimento Facial, que nada mais é do que uma associação de técnicas para gerenciar o processo de envelhecimento. O Protocolo não é uma receita de bolo. Ele é personalizado para cada paciente. É feita uma avaliação minuciosa antes de iniciar qulquer tratamento. Com essa abordagem personalizada e integrada, é possível proporcionar aos pacientes uma experiência transformadora. Meu objetivo não é melhorar apenas a aparência, mas também a autoestima e a qualidade de vida.


Vemos alguns resultados de harmonização muito radicais hoje em dia. No que o seu Protocolo é diferente?

- Isso é exatamente o que o nosso Protocolo não deixa acontecer. Ele foi desenvolvido para gerenciar o envelhecimento e proporcionar um rejuvenescimento gradual e constante. Nada é feito de maneira agressiva ou radical. Fazemos um planejamento de quais técnicas usar em um determinado período de tempo para aquela pessoa que pode, inclusive, se planejar financeiramente para realizar tudo que ela precisa de maneira gradativa e constante. É sempre bom reforçar que procedimentos estéticos e intervenções devem ser realizados priorizando a segurança e a saúde do indivíduo. O objetivo deve ser realçar a beleza sem comprometer a integridade física ou emocional.  Imagine que todos a sua volta comecem a notar que você parece mais jovem, e não que você realizou procedimentos radicais que até modifiquem sua aparência. é isso que esse protocolo proporciona: um rejuvenescimento sutil e gradativo, que dure o maior tempo possível. Todos vamos envelhecer mais podemos adiar os sinais da idade e amenizar as açõse do tempo já instaladas em nosso rosto, basta querer.


> Se desejar saber mais, fale com a Dra. Camila Vila Flor

- no Tel. / Whatsapp: 21 98243-3255.

- ou Instagram: @dracamilavilaflor.

Seu consultório fica localizado na Barra da Tijuca, no Condomínio Le Monde.




bottom of page