top of page

Castração: mitos e verdades

Veterinária da Planeta Pet desde 2013, Gerusa Valverde esclarece dúvidas sobre o procedimento

A médica veterinária Gerusa Valverde

Faz cerca de três meses que o Bosque Marapendi ganhou uma parceira especializada em cirurgia geral (como castrações, retirada de tumores e cálculos, entre outros procedimentos). A médica veterinária Gerusa Valverde atende na clínica da Planeta Pet, loja que aterrissou aqui na Barra em maio deste ano. Batemos um papinho com ela sobre mitos e verdades da castração, procedimento que ela já chegou a realizar, junto a uma equipe de veterinários, cerca de 40 vezes em um único dia.


É verdade que a castração torna o animal triste e frustrado por não conseguir mais cruzar?

“Não. Esses são valores humanos. Cães agem por instinto e estão mais sujeitos à frustração se não forem castrados. O cio das fêmeas é percebido a distância pelos animais. Isso significa que o seu cachorro instintivamente vai querer cruzar e, muitas vezes, sem nunca conseguir. Isso, sim, pode gerar frustração e representar um estresse constante na vida do seu cão ou gato”.


Qual a idade ideal para realizar a castração?

“A partir do término do ciclo vacinal, que acontece entre os cinco e seis meses de idade”.


É preciso esperar o primeiro cio para realizar o procedimento?

“Não. Apenas em fêmeas de grande porte. Caso contrário, ela pode não desenvolver o órgão genital e se tornar uma cadela grande com uma vagina infantil involuída. Isso geraria assaduras, entre outras adversidades”.


Pode citar alguns benefícios da castração?

“Controle populacional, redução do abandono, aumento do tempo de vida, animais menos agressivos e, portanto, mais dóceis. Em fêmeas, menor risco de câncer de mama e fim das infecções uterinas. Em machos, redução dos tumores de próstata e testículos, diminuição da marcação de territórios (animais que urinam em tudo).”


É verdade que a intervenção cirúrgica engorda o animal?

“O que acontece, em alguns casos, é que o animal fica mais calmo e ocorre uma redução de suas atividades físicas. Basta fazer com que ele se exercite e consultar o veterinário sobre uma alimentação balanceada”.

______________________________ Aqui na Barra, a Planeta Pet fica na Avenida das Américas, 297.

Condomínio Mall Number One (Em frente ao Downtown).

ZAPET: 📞 (21) 98252‑8885.



bottom of page