top of page

Sorria! A orla da Barra está sendo recuperada

Trabalhos vão se estender por trechos, ao longo de cinco quilômetros, entre os postos 3 e 8

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, segue realizando as obras de revitalização da orla da praia da Barra da Tijuca. Parte do calçadão que havia cedido, próximo ao posto 8, já foi reconstruído, e, agora, as equipes fazem a recomposição das pedras portuguesas da orla.


A secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi, e o subprefeito da Barra da Tijuca, Raphael Lima, acompanharam o andamento dos serviços, nesta segunda-feira (28).


"Essa obra foi uma das prioridades de recuperação que definimos com o Prefeito para Barra da Tijuca. Vamos acabar com a situação de destruição que tinham em trechos do calçadão da orla e vamos entregar tudo recuperado", afirma o subprefeito Raphael Lima.


Máquinas de escavação operam na faixa de areia para a instalação dos colchões de concreto e abertura e preenchimento das mantas geotêxteis, que irão trazer estabilização ao local.


Também serão feitas a implantação de biomanta com vegetação de restinga e a reestruturação de passeios e pavimentos danificados. Os trabalhos vão se estender por trechos, ao longo de cinco quilômetros, entre os postos 3 e 8.


Os investimentos da Prefeitura para promover melhorias na urbanização são de R$ 10,6 milhões.


"Conseguimos tirar do papel essa obra tão esperada pela população, principalmente para quem costuma frequentar a praia da Barra da Tijuca. É um projeto que, além de proporcionar melhorias na urbanização, vai trazer mais segurança para todos", diz a secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi.


Bastante frequentada por cariocas e turistas, a Praia da Barra da Tijuca é uma das regiões que mais sofreram com o fenômeno das fortes ressacas no litoral do Rio nos últimos anos. Com o aumento da maré, a faixa de areia da praia — principal proteção do calçadão contra o avanço do mar — diminuiu, causando danos à urbanização e ao paisagismo da orla.


Para garantir a segurança dos banhistas e promover a estabilização do local, a Infraestrutura desenvolveu o projeto de restauração e reforço da área danificada.

bottom of page