top of page

Jardim Oceânico terá fiscalização de trânsito por videomonitoramento

Olegário Maciel e Érico Veríssimo ganham sistema onde guardas municipais poderão autuar veículos por infrações no trânsito, dispensando a abordagem ao condutor

A partir de abril, dois trechos de fiscalização de trânsito por videomonitoramento serão ativados na Barra da Tijuca: Avenida Olegário Maciel e Avenida Érico Veríssimo. A medida visa detectar remotamente infrações cometidas no trânsito através de câmeras de monitoramento instaladas em determinados logradouros do município.


Guardas municipais que atuam no COR poderão autuar os veículos cujas infrações de estacionamento e paradas forem flagradas em tempo real através do sistema de câmeras, dispensando a abordagem ao condutor.


A ação é uma parceria da Prefeitura do Rio entre a CET-Rio, Centro de Operações Rio (COR), a Guarda Municipal, a Rioluz e a Subprefeitura da Barra da Tijuca.


A Resolução CONTRAN nº 909, de 28 de março de 2022, que consolidou as normas de fiscalização de trânsito por intermédio de videomonitoramento, que regulamenta o § 2º do art. 280 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), confere aos órgãos de fiscalização tal prerrogativa.


O estacionamento e a parada irregular de veículos afetam negativamente a mobilidade urbana do bairro, principalmente nos dias de sol.


As vias receberam sinalização especial da CET-RIO, indicando a fiscalização por videomonitoramento. Porém, vale destacar, que já existiam ao longo das mesmas

diversas placas de proibição de parada e estacionamento.


“Esta iniciativa visa melhorar o atendimento a ocorrências de mobilidade urbana. E com a implantação de câmeras em pontos estratégicos iremos mapear o bairro com outro foco, que é a segurança pública, feita pelos órgãos competentes”, destaca o subprefeito da Barra, Raphael Lima.

コメント


bottom of page