top of page

Iguá leva experiência de realidade virtual para a Bienal do Livro

Projeto de educação ambiental consiste em uma unidade móvel cenografada como uma nave espacial

Até o dia 10 de setembro, a Iguá (concessionária responsável pela distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto na região da Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá) convida o público da Bienal do Livro do Rio a embarcar na Aqua Nave. Por meio de uma ação conjunta da concessionária com o Instituto Iguá e em parceria com o Green Nation, a iniciativa oferece acesso gratuito e consiste em um ônibus cenografado como uma nave espacial, onde os visitantes participam de uma experiência de realidade virtual.


Por meio de um conteúdo inovador, interativo e lúdico, os participantes aprendem sobre os benefícios do saneamento básico e a importância da adoção de atitudes que contribuam para um futuro sustentável.


Na atração, após ser recebido pela tripulação da Aqua Nave, o público é acomodado em poltronas instaladas no interior do espaço e coloca os óculos de realidade virtual para iniciar uma viagem digital sobrevoando um rio. Ao longo do percurso, é possível ver situações que provocam reflexões sobre temas como: consumo consciente de água, destinação correta do esgoto, importância da reciclagem e da preservação ambiental, além deperigos do acúmulo de água parada e do descarte incorreto de resíduos. O objetivo da Iguá e do Instituto Iguá com o investimento nesse projeto é provocar o público a adotar atitudes conscientes de consumo e praticar ações sustentáveis no dia a dia.


A atração tem capacidade para receber até 900 pessoas por dia. A Aqua Nave estará localizada no Pavilhão 4 do Riocentro, disponível todos os dias da Bienal, ao longo de toda a programação. O espaço é uma atração livre para todas as idades, mas crianças a partir de 9 anos terão maior aproveitamento da experiência.


Os visitantes serão divididos em grupos de, no máximo, 15 pessoas e cada visita tem previsão de duração de 12 minutos. A entrada de todos é garantida por meio de acessibilidade, com elevador para cadeira de rodas, e a experiência com os óculos de realidade virtual conta com audiodescrição e tradução em libras.


Buscamos sempre apoiar ações de educação ambiental, como a Aqua Nave, que nos aproximem ainda mais dos clientes e da sociedade em geral, ao mesmo tempo em que reforce mensagens importantes sobre preservação da natureza e a importância do saneamento básico. Este é um dos principais caminhos para alcançarmos um impacto social positivo e podermos deixar um legado relevante em nossa área de concessão. Recomendo a todos a experiência”,comenta o direror geral da Iguá no Rio de Janeiro, Eduardo Dantas.


A Iguá está presente no Rio de Janeiro em 18 bairros da capital, como Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Recreio, atendendo a mais de 1 milhão de pessoas. A concessionária é responsável, desde 2022, pela distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto na região. Desde o início da sua operação na cidade, a empresa já realizou mais de 130 ações de responsabilidade social, como projetos e campanhas com foco na sustentabilidade, beneficiando mais de 36 mil pessoas.


Realidade Virtual Iguá

Local: Pavilhão 4 da Bienal do Livro

Horário: Durante toda a programação.

 

Bienal do Livro

Realizada pela GL events Exhibitions e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), a Bienal do Livro Rio é o maior festival de literatura, cultura e entretenimento do país. Neste ano que completa 40 anos, a Bienal contará com mais de 300 autores e personalidades das artes em mais de 200 horas de programação para um público de todas as idades, entre os dias 1º e 10 de setembro. A expectativa é que aproximadamente 600 mil pessoas circulem pelo Riocentro, na Barra da Tijuca, nos dez dias de evento. Os ingressos já estão à venda pelo site oficial do festival:www.bienaldolivro.com.br

 

Iguá Saneamento

Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – com 18 operações que beneficiam mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia aderiu aos Movimentos 2030, com foco na universalização do saneamento, na segurança hídrica, na redução das emissões de CO2, no aumento de mulheres na liderança e na transparência da gestão do negócio. Também assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o WBCSD, e aderiu ao call to action do Business for Nature. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Por sua gestão sustentável, em 2022 foi uma das condecoradas no programa de Reconhecimento da International Water Association - IWA Climate Smart Utility e, desde 2021 figura no ranking do GRESB Assessment (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2022, ranking nacional que avalia a relação com startups. Além disso, oito concessionárias do grupo receberam o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) no mesmo ano. Em 2022, a companhia foi eleita, pela sexta vez consecutiva, uma excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações emwww.igua.com.br.


Instituto Iguá

O Instituto Iguá acredita que a transformação é o fator chave para a universalização do saneamento, trazendo colaboração como um fator chave essencial para responder aos desafios socioambientais contemporâneos. Alinhado com a Iguá Saneamento, a premissa de que todas as ações são ligadas à possibilidade de fazer diferença concreta nos territórios de atuação, e faz isso através de inovação e educação. Apoia iniciativas em vários lugares do Brasil focando em eixos de atuação que promove acesso à água e saneamento a comunidades em vulnerabilidade, estimula o desenvolvimento de soluções inovadoras, desenvolve iniciativas educativas que elucidam questões relativas à água e assim, consolidam uma postura de contribuição na formação de políticas públicas no setor. 


Green Nation

O Green Nation é um movimento de cidadania planetária que, há 11 anos, engaja atitudes convergentes para a sustentabilidade. O seu método enfatiza que, ao vivenciar situações na prática e de forma imersiva, sensorial e interativa, as pessoas são sensibilizadas e se tornam mais interessadas e estimuladas para agir local e globalmente. A iniciativa já percorreu o Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e São José do Rio Preto, atingindo um total de público presencial de cerca de 300.000 pessoas. O Green Nation é compromissado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030.


Kommentare


bottom of page