Iguá assume o saneamento básico na região da Barra da Tijuca e Jacarepaguá

Mais de 1,2 milhão de pessoas serão beneficiadas com serviços de água e esgoto

Um novo capítulo começa a ser escrito na história do saneamento da região. Uma das maiores empresas de tratamento de água e esgoto do Brasil, a Iguá, após seis meses de operação assistida junto à CEDAE, assume plenamente os serviços na área do Bloco 2, referente à região da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, na cidade do Rio de Janeiro, e nos municípios de Miguel Pereira e Paty do Alferes, no Centro-Sul Fluminense.

No escopo da concessão, mais de 1,2 milhão de pessoas serão beneficiadas. A Iguá será responsável pela distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto nos bairros da Barra da Tijuca, Camorim, Cidade de Deus, Curicica, Freguesia, Gardênia Azul, Anil, Grumari, Itanhangá, Jacarepaguá, Joá, Pechincha, Recreio dos Bandeirantes, Tanque, Taquara, Vargem Grande, Vargem Pequena e imediações. A captação e o tratamento da água, produzida na Estação de Tratamento de Água do Guandu, ficará por conta da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE).


Já em Miguel Pereira e Paty do Alferes, a empresa fará o ciclo completo do saneamento básico, com captação, tratamento e distribuição de água tratada, assim como os serviços de esgotamento sanitário.

Para marcar o início da Operação Rio, foi realizada uma cerimônia que contou com a presença do secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione, do presidente da CEDAE, Leonardo Soares, e do CEO da Iguá, Carlos Brandão, dentre outras autoridades. O evento aconteceu na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Barra da Tijuca, sede e principal unidade operacional a ser gerida pela empresa.

Ao apresentar o trabalho e os investimentos a serem realizados durante os 35 anos de contrato de concessão, Brandão ressaltou que as ações e os principais projetos da Iguá no Rio estão em destaque na página referente à operação, no site institucional da empresa (www.igua.com.br/rio-de-janeiro).


“Transparência é fundamental para nós e, por isso, criamos a seção ‘Siga nossos passos’ para que todos possam conhecer nossas iniciativas e realizações”, explicou Brandão.

Após a cerimônia, o CEO da Iguá, autoridades e demais convidados conheceram a nova loja de atendimento aos clientes localizada dentro da ETE Barra. As demais unidades passarão por projetos de modernização para aumentar a eficiência dos sistemas. Em seguida, se dirigiram à Lagoa do Camorim, um dos principais cursos d´água do Complexo Lagunar de Jacarepaguá, onde fizeram um plantio simbólico de mudas de mangue, em referência ao projeto ambiental que será executado pela Iguá nos próximos anos.

“A operação do Rio de Janeiro permite colocar em prática nossos diferenciais, com excelência e inovação na execução dos serviços de saneamento básico, encantamento dos clientes e sustentabilidade, pilares da nossa gestão estratégica. Chegamos com o propósito de levar mais saúde, dignidade e qualidade de vida para milhares de pessoas, trazendo a expertise da Iguá no setor e de ações bastante significativas nos seis estados do Brasil em que já atuamos. Vamos trabalhar em conjunto com autoridades e a população”, destacou o CEO da Iguá, Carlos Brandão, fazendo menção à assinatura da empresa no Rio: “Para mudar o amanhã, trabalhamos juntos hoje”.

Diretor-presidente da CEDAE, Leonardo Soares acredita que os resultados e os avanços para a população chegarão rapidamente. “A Iguá, que já presta serviços em outras localidades do país, mostrou capacidade técnica, e a operação assistida deu-se de forma harmônica e contributiva. Suas equipes não economizaram empenho e dedicação. Tenho certeza de que a empresa vai cumprir as metas estabeleci